Após tropeço, Luxa vê Flu longe do título: 'Agora é vaga na Libertadores'

Aos poucos a realidade vai mudando no Fluminense, atual campeão. Se antes de o campeonato começar, o clima nas Laranjeiras era de busca pelo bi, 16 jogos depois o objetivo mudou. Com 13 pontos a menos que o líder Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo admitiu que o título não está entre os objetivos neste momento. Após a derrota por 2 a 1 para o São Paulo no último domingo, a segunda sob seu comando, o treinador admitiu que a realidade do Tricolor é mirar uma vaga na Libertadores.

- O título é difícil. Está muito distante. A única coisa que podemos buscar agora é a vaga na Libertadores. Se você olhar a tabela, estamos perto do inferno, mas também perto do céu. O Grêmio conseguiu uma série de vitórias e foi para a zona da Libertadores. Temos de pensar nisso - declarou.

Apesar de chegar a ficar quatro jogos seguidos sem vencer no Brasileirão com a equipe já sob seu comando, o treinador recordou a sequência negativa do ex-técnico do Tricolor, Abel Braga, que amargou cinco derrotas consecutivas. Para ele, todos precisam refletir sobre o que aconteceu neste período e encontrar soluções para engrenar uma série positiva.

- Tem de identificar o que está acontecendo. Não comigo, mas sim com o time que já ficou cinco jogos seguidos sem vencer. Estamos tentando identificar as mudanças necessárias. Já encontrei uma solução muito boa, que é o Edinho jogando ora de zagueiro, ora de volante – declarou.

Com o calendário apertado do futebol brasileiro, Luxemburgo voltou a lamentar a falta de tempo para conseguir implementar de vez a sua filosofia. Nas últimas semanas, o treinador só teve oportunidade para comandar atividades táticas de tempo curto. Já as longas conversas estão acontecendo semanalmente.

- Não tive nenhuma semana para treinar. Tive que tentar no papo. Como estamos em situação desconfortável na tabela, houve uma troca (de treinadores). Não vou discutir se foi certa ou não. Futebol brasileiro é assim. Você perde e sai. Eu entrei e estamos trabalhando para sair dessa situação, mas a nossa posição não faz ter conforto para tirar o time todo e descansar por uma semana – lamentou.

Com a derrota, o Fluminense se manteve com 18 pontos e caiu para a 15ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro. O time volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Goiás, na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h30m, no estádio Serra Dourada. Qualquer empate dá a vaga ao Fluminense. Vitória do Goiás por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis e qualquer vitória por dois gols de diferença do Esmeraldino leva o time do Centro-Oeste para as quartas de final da Copa do Brasil.

Fonte: Globo Esporte