Atualmente estamos operando somente nas nossas redes sociais oficias

Coordenador pedagógico do Flu destaca importância da educação no futebol

Como qualquer profissão, o futebol precisa ser aprendido para ser bem praticado. Por isso, o trabalho realizado nas divisões de base tem uma função importantíssima dentro do esporte. A base funciona como uma verdadeira universidade, com o objetivo de formar jogadores de qualidade para o mercado profissional. Mas se engana quem imagina que o ensino seja restrito aos fundamentos básicos de dentro das quatro linhas.

No Fluminense, em seus primeiros passos no futebol, os jovens atletas já são acompanhados de perto por profissionais capacitados que têm a função de educá-los na parte disciplinar e até mesmo na questão social. Coordenador pedagógico do clube, o professor Ivan Proença, mestre formado na UFRJ, explica que num universo fechado e competitivo como o do futebol este trabalho de instrução é fundamental.

- Aqui temos o trabalho de inserir a educação, ou seja, a ciência do ensino, dentro de um mundo de competição. O meio do futebol é um meio de exclusão. Nem todas as pessoas conseguem alcançar o objetivo de se tornarem profissionais. Já a educação é inclusiva. Com isso, temos um ponto de equilíbrio no trabalho. Utilizar essa parte pedagógica no esporte nos permite preparar melhor o jovem para todas as possibilidades, até mostrando a quem talvez não consiga chegar lá que existem outros caminhos a seguir, como a educação física, por exemplo – comentou Ivan.

Na base tricolor, frequentemente são realizadas palestras sobre os mais variados temas, desde as regras de arbitragem, até doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas lícitas e ilícitas. Todo este trabalho de caráter mais didático fica sob o encargo do professor Ivan, que preleciona, convoca os atletas e, por vezes, os seus pais, escolhe os palestrantes especialistas em determinadas áreas e etc.

- Temos palestras para os mais novos e para os mais velhos. Este é aquele momento que chamamos de professoral. Mas não é para decorar nada. É para o aprendizado deles mesmo de vida. É nossa obrigação formar de forma integral os nossos atletas. E nada melhor do que começar desde o sub-7, que é quando ingressam no clube (no futsal) e neste mundo competitivo. Quanto mais cedo fizermos isso, mais sucesso o jogador terá no futuro – completou o coordenador pedagógico.

Pela dedicação que dá ao seu trabalho no Fluminense e, sobretudo, às crianças, Ivan é tratado com muito carinho e respeito pela molecada da base tricolor. Ao professor e a todos os demais educadores, e são muitos, parabéns pelo dia do mestre.

Texto: Tiago Costa / Comunicação institucional – FFC
Foto: Nelson Perez / Divulgação – FFC
Fonte: Site Oficial do Fluminense

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Comments

Destaques

Facebook

Destaques

Find Us On Facebook

Random Posts

Advertise

Futebol

Nosso Instagram

Social Share

Random Posts

Destaques

Sponsor

Recent comments

Destaques
Destaques

Labels

Labels

Advertise

Destaques

Recent Comments

Destaques

Popular Posts

Recent Comments

Pages

Pages

Popular Posts

Most Popular

Curta nossa Fan page

Destaques