Atualmente estamos operando somente nas nossas redes sociais oficias

Flu faz eventos em 6 países e até em tribo para atrair sócios fora do RJ


O Fluminense não tem poupado esforços em busca de expandir seu quadro de sócios-torcedores. Um dos principais projetos do clube para a divulgação do programa é o projeto Tricolor em Toda Terra, que já produziu 47 eventos em dois anos, inclusive em outros seis países e até mesmo uma tribo xavante na cidade de Barra do Garças, em Mato Grosso.

O projeto itinerante surgiu em 2011 e tem como objetivo aproximar o clube do torcedor que mora longe das Laranjeiras e do Maracanã. Entre churrascos, almoços jantares e "peladas", os eventos contam com ex-jogadores do Fluminense como atrativos. O ex-volante Marcão e o ex-atacante Assis são alguns dos ídolos que já participaram da caravana.

Em uma de suas edições mais curiosas, o projeto foi a uma aldeia xavante em Barra do Garças, no Mato Grosso, no fim de 2011. O evento serviu também como homenagem a um dos integrantes da tribo, assíduo frequentador de jogos do Tricolor. Fora do país, receberam o programa itinerante: Buenos Aires-ARG, Guayaquil-EQU, Montevidéu-URU, Orlando-EUA, Assunção-PAR e Concepción-CHI.

"Alguns índios da tribo torciam para o Fluminense e foi interessante pelo inusitado da coisa. Promovemos um jogo na tribo, foi um evento interessante", contou o vice presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen. "Os custos de cada evento variam. Na tribo, por exemplo, tivemos que montar uma estrutura. Em outros locais, essa estrutura já existe", explicou.

Os eventos não têm uma periodicidade programada pela diretoria do Fluminense. O departamento de marketing do clube estuda oportunidades caso a caso. Na intertemporada que o Tricolor fez em Orlando durante a Copa das Confederações deste ano, por exemplo, o projeto teve uma edição na cidade. Em outra ocasião, antes da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o time das Laranjeiras enfrentou o Goiás no Serra Dourada, Goiânia e Brasília receberam o programa.
 

A utilização do projeto como plataforma de ampliação do sócio-torcedor é bem simples: durante os eventos, os torcedores são incentivados a aderirem ao programa em stands montados pelo departamento de marketing tricolor. Nas edições de Brasília e Goiânia, cercad de 150 torcedores se inscreveram para contribuir mensalmente com o plano, que custa R$ 29,90 por mês.

"O objetivo do projeto em si não é dar lucro, é fazer do torcedor um multipilicador. Quanto mais torcedores engajados, maior número dos que vão consumir. O lucro é indireto. O projeto visa ser auto-sustentável e tem como objetivo criar uma base maior de torcedores também", explicou Halfen. Segundo o clube, o Fluminense arrecadou um total de R$ 300 mil com as 47 edições do Tricolor em Toda Terra.

Segundo o clube, cerca de 30% dos quase 21 mil torcedores que hoje assinam o plano Sócio Futebol têm residência fora do estado do Rio de Janeiro. Estes 6,5 mil torcedores pouco aproveitam um dos seus principais atrativos, o direito a desconto na compra de ingressos, mas o Fluminense vê outro benefício como decisivo na adesão dessas pessoas ao programa.

"O nosso sócio tem como grande diferencial o direito ao voto. Botamos ele como um definidor dos destinos do clube, mesmo eles estando distantes. Propiciamos ao sócio fazer parte do processo eleitoral. Ele quer fazer parte do clube", argumentou o vice presidente de marketing do Fluminense.

Outro clube carioca que aposta em um projeto semelhante é o Botafogo, que mantém o Feijão do Fogão. O evento inicialmente era anual e acontecia no Rio de Janeiro, mas depois foi reformulado e se tornou itinerante nos últimos anos. Salvador-BA, Juiz de Fora-MG, Corumbá-MS e Macapá-AP foram algumas das cidades que receberam o programa.

Já o Flamengo passou a realizar eventos deste tipo no começo de 2013. O clube estima que 45% de seus sócios-torcedores morem fora do Rio. O Rubro-negro não dá um nome específico para o projeto, mas também tenta capitanear novos sócios com churrascos e almoços em Brasília-DF e Juiz de Fora-MG, por exemplo.

Fonte: UOL

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Comments

Destaques

Facebook

Destaques

Find Us On Facebook

Random Posts

Advertise

Futebol

Nosso Instagram

Social Share

Random Posts

Destaques

Sponsor

Recent comments

Destaques
Destaques

Labels

Labels

Advertise

Destaques

Recent Comments

Destaques

Popular Posts

Recent Comments

Pages

Pages

Popular Posts

Most Popular

Curta nossa Fan page

Destaques