Atualmente estamos operando somente nas nossas redes sociais oficias

Inovador na área, Fluminense presta homenagem ao Dia do Fisioterapeuta

A fisioterapia desportiva começou a se desenvolver no Brasil a partir dos anos 1990 e vem crescendo cada vez mais a ponto de, atualmente, se tornar referência no mundo. Vários atletas de alto rendimento de outros países buscam tratamento com os profissionais brasileiros. O Fluminense conta com departamento de ponta na área e presta homenagem ao Dia do Fisioterapeuta, celebrado neste domingo, 13 de outubro.

– A fisioterapia foi regulamentada como profissão no fim dos anos 1960. O Dia do Fisioterapeuta, na verdade, simboliza a profissão. É bom a gente comemorar o progresso, a evolução e o desenvolvimento da profissão no Brasil de uma maneira geral – explica o Doutor Fabio Marcelo, coordenador da fisioterapia do Fluminense.

– A fisioterapia trabalha desde a gestação até a geriatria, atuando em todas as especialidades médicas. A área desportiva é uma das especialidades da fisioterapia – completa.

Pode-se estranhar o título de doutor para um fisioterapeuta, mas no contexto institucional e legal, esta terminologia é usada para se referir a um profissional da área de saúde. O nutricionista e dentista são outros exemplos de muitos outros profissionais.

O trabalho do departamento de fisioterapia do Fluminense tornou-se referência no Brasil ao trazer novidades no tratamento e na prevenção de lesões. Em suas andanças pelo mundo, Fabio Marcelo conheceu, em 1995, o hydrotone.

– E raro de ver no Brasil. Algumas poucas academias têm. Com o hydrotone podemos trabalhar todos os movimentos e não somente flexão extensão, como no caso do pé de pato. Todas as amplitudes e todos os movimentos são realizados. Com ele fazemos exercício localizado, simulação de chutes e corrida na água, entre outras atividades – afirma Fabio Marcelo, revelando os benefícios desta técnica:
 
 – A vantagem de trabalhar na água é a diminuição do impacto, além do fato da velocidade do movimento ser mais homogênea por causa da resistência da água. As ativações muscular-articular e proprioceptiva são mais determinantes.

O hydrotone também possibilita o atleta, com um colete flutuador, correr na piscina sem encostar o pé no chão, além de simular vários tipos de chutes na água. Entre os principais ganhos, Fabio Marcelo destaca o fortalecimento muscular, a melhora da amplitude articular e o trabalho da musculatura de membro inferior, lombar e abdominal, além de membros superiores, acrescentando que o goleiro Diego Cavalieri trabalhou usando o aparelho com os braços.

A equipe de Fabio Marcelo, formada por Carlos Soter, Roberto Tupinambá e Guilherme Souza promoveu outras novidades no departamento de fisioterapia do clube, que acabaram se difundindo pelo Brasil.

Um dos exemplos é o kinesio tape, que são fitas coloridas usadas por jogadores e outros atletas de alto rendimento, que apareceram para o mundo nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Elas foram desenvolvidas em 1971 pelo japonês Kenzo Kase, que percebeu que os estímulos feitos na pele, através do contato com material da mesma textura e espessura, estimula o relaxamento da musculatura ou otimiza a ação muscular. A bandagem não tem medicamento e sua finalidade é inibir ou otimizar a ação seletiva do músculo.
 

Outra terapia utilizada pelo Fluminense é a osteopatia, técnica surgida nos Estados Unidos, criada por Andrew Taylor Still, que trabalha o corpo todo com objetivo de equilíbrio. A manipulação da coluna é a ação mais conhecida, mas também há ganhos em outras partes completamente distintas, como vísceras, vasos sanguíneos e crânio. O Doutor Mauro Monteiro é responsável pela osteopatia do clube.

O 20º Congresso de Fisioterapia do Brasil será realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, em Fortaleza. Fabio Marcelo participará de duas mesas redondas. Em uma delas, estará acompanhado por Romário, que atua na defesa das causas das doenças raras. O ex-craque alavancou a fisioterapia no esporte ao adotar a fisioterapia e já trabalhou com o coordenador do Fluminense.

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Nelson Perez/Divulgação FFC 
Fonte: Site Oficial do Fluminense

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Comments

Destaques

Facebook

Destaques

Find Us On Facebook

Random Posts

Advertise

Futebol

Nosso Instagram

Social Share

Random Posts

Destaques

Sponsor

Recent comments

Destaques
Destaques

Labels

Labels

Advertise

Destaques

Recent Comments

Destaques

Popular Posts

Recent Comments

Pages

Pages

Popular Posts

Most Popular

Curta nossa Fan page

Destaques