Reforço dentro e fora de campo: Flu conta com gols e dicas de Fred

Ter Fred liberado para jogar não significa apenas benefício dentro de campo. Totalmente integrado ao grupo desde a pré-temporada, após curar lesão na coxa direita, sofrida no ano passado e que o manteve impossibilitado de atuar por quase cinco meses, o centroavante ajuda também fora dele. Dicas e cobranças aos demais colegas fazem parte do cartel de ações do maior líder do vestiário tricolor. É neste clima que o grupo vive a expectativa do retorno do capitão diante do Bonsucesso, quinta-feira, no Maracanã, pela segunda rodada do Carioca. 

É verdade que Renato Gaúcho ainda não confirmou a volta de Fred, porém, a participação no coletivo de segunda-feira indica, ao menos, a participação de alguns minutos na partida – a ideia é de que atue por 45. E, claro, isto anima a torcida. Na atividade, após marcar de pênalti, o atacante foi ovacionado. 

- Fred voltou! – berrou em coro um grupo de aproximadamente 50 pessoas. 

Coube a Michael, o substituto do titular na derrota de sábado para o Madureira, partida em que Fred foi poupado por não ter as melhores condições físicas, ser o primeiro a exaltar a chance de volta do camisa 9. Mesmo que isto signifique ir para o banco: 

- Fred é o centroavante da Seleção. Só isto já é suficiente para explicar a qualidade dele. Com ele, o Fluminense só tem a ganhar. 

O volante Willian adotou discurso semelhante: 

- Se ele estiver bem, nos ajuda. E não é só no jogo. Fred é um cara de excelente caráter. Ele sempre nos ajuda. Mostra os nossos defeitos, dá um palpite no que tem de melhorar... 

Mas, ao ser tão importante, é possível ter esperança de que a recuperação também previna novas lesões? Até porque em 2013, com os problemas, ele marcou apenas oito vezes em 25 jogos - a melhor temporada foi em 2011, com 34 gols - tem 112 no total desde 2009. Com a palavra, o coordenador médico do Flu, Victor Favilla: 

- Fred é um atleta que não tem lesões com frequência. Mas ele tem lesões graves. Ele fez toda a recuperação em dezembro e a pré. Esperamos que não tenha problema. Está sendo feito todo o trabalho de fortalecimento muscular, algo que ele precisa.

Fonte: Globo Esporte