Atualmente estamos operando somente nas nossas redes sociais oficias

CBF cria comissão para padronizar tamanho e qualidade dos gramados

A CBF pretende padronizar os tamanhos e a qualidade dos gramados dos estádios brasileiros. A intenção foi divulgada nesta terça-feira, em ofício publicado no portal da entidade. Em entrevista ao SporTV no último domingo, o técnico do Atlético-MG, Levir Culpi, revelou que fez tal pedido, mas não foi atendido. No entanto, segundo o documento da CBF, a sugestão está em implantação. Uma comissão foi criada para dar seguimento ao projeto, que deve ser iniciado em agosto. Segundo o ofício, a ideia foi lançada após a reunião entre os técnicos do Campeonato Brasileiro, antes do início do torneio, no dia 27 de abril. 

O documento cita que outras demandas feitas pelos treinadores no encontro já foram atendidas. Dentre elas, está a pré-súmula, que alerta os clubes sobre os jogadores que não podem entrar em campo. O sistema de verificação foi um pedido do então técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, que está hoje no Cruzeiro. Outra reivindicação que, segundo a CBF, foi atendida, foi sobre a preservação da área técnica dos treinadores, com a interferência da arbitragem somente em caso de violação das regras. 

De acordo com a CBF, o projeto de padronização dos gramados será realizado em sete etapas, das quais cinco já foram realizadas, incluindo a aprovação da Fifa. Um grupo, chamado Comissão Nacional de Inspeção de Estádio (CNIE), composta por engenheiros e agrônomos, foi criado. O primeiro encontro da CNIE será no próximo dia 15 de julho. A CBF não divulgou os nomes que compõem a comissão.

A sugestão de Levir Culpi foi para que os gramados no Brasil tenham o padrão da Fifa, de 105m x 68m. As medidas já são utilizadas nas arenas que foram sede na Copa do Mundo. No entanto, há estádios com tamanhos bem superiores, como o Serra Dourada, cujo gramado tem 110m 75m.

Como resultado da reunião do dia 27 de abril, o ofício também sugere a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp com os 20 técnicos do Brasileirão para troca de sugestões e ideias. Dos 17 treinadores que foram àquele encontro, oito já não estão mais no torneio: Hemerson Maria, Marquinhos Santos, Doriva, Hélio dos Anjos, Oswaldo de Oliveira, Milton Cruz - continua como auxiliar do São Paulo -, Ricardo Drubscky, Luiz Felipe Scolari. Outros dois trocaram de clube: Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo.

CBF quer padronizar tamanhos e qualidades dos gramados; sugestão de Levir Culpi é utilizar o padrão Fifa, de 105m x 68m, utilizado nos estádios que foram sedes de partidas da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Confira o ofício na íntegra:

Ofício DCO/GER-238/15

Prezados Senhores:

Diante do questionamento da Diretoria de Seleções quanto ao “follow- up” das sugestões dos treinadores no “1o Encontro de Técnicos da Série A” pertinentes à Diretoria de Competições, temos a informar que:

a) Foram dois os pleitos relacionados diretamente à Diretoria de Competições (DCO): uma ferramenta que auxiliasse os clubes na verificação de irregularidades de jogadores e um projeto que focasse em métricas e qualidade dos gramados em todo o país. Cumpre-nos lembrar que ambos os projetos já constavam para 2015 na apresentação da Diretoria de Competições realizada no evento.

1. Pré-súmula

A ferramenta de pré-súmula foi criada a partir do pleito do técnico Vanderlei Luxemburgo, então treinador do CR Flamengo, para que a CBF auxiliasse os clubes na verificação do “status” de cartões e penalidades oriundas do STJD; 

1. Em 23/06 foi implementada a ferramenta para todos os clubes da Série A, ou seja, em menos de dois meses do evento; lembramos que o evento com os treinadores ocorreu em 27/04;
2. A ferramenta ficará um período em homologação onde solicitamos que os clubes testem-na exaustivamente para que possamos aprimorá-la;
3. A DCO destinou um funcionário exclusivo para recebimento de feedbacks e ajustes da ferramenta. 


2. Gramados - Padronização de Métricas e Qualidade

O projeto era prioridade para o ano de 2015 e seu esboço já estava desenhado antes da reunião com os técnicos; 


Com a sugestão do técnico Levir Culpi, treinador do Clube Atlético Mineiro, aceleramos o processo que contou com as seguintes etapas: 


1. Finalização da formatação do Projeto em parceria com os responsáveis pela gestão do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 – REALIZADO; 

2. Envio do projeto para aprovação da FIFA - REALIZADO; 

3. Aprovação do projeto pela FIFA – REALIZADO; 

4. Envio dos valores via Fundo de Legado – REALIZADO; 

5. Constituição da Comissão Nacional de Inspeção de 
Estádio (CNIE) composta por Engenheiros e Agrônomos 
especialistas – REALIZADO; 

6. Primeira reunião da CNIE para pontapé inicial nos 
trabalhos da Comissão visando prioritariamente a implementação do projeto GRAMADOS e suas etapas – 15/07. 

7. Previsão de início do Projeto Gramados – segunda quinzena de agosto. 


b) Um pleito que foi direcionado à Comissão de Arbitragem (CA) e imediatamente atendido consistia em preservar a área técnica dos treinadores, permitindo à arbitragem intervir apenas na ocorrência de atos que violassem as regras; 


c) A marca da nova CBF, que tomou posse em 16/04 é se manter sempre aberta a sugestões. Sendo assim, para todos ficarem a par do andamento dos projetos e para sugestões diversas, sugiro a criação de um grupo do aplicativo Whatsapp de todos os técnicos da Série A e parte da Diretoria que lida com competições – Marketing, Registro, Competições e Seleções, na pessoa dos seus diretores.

Fonte: Ge

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Comments

Destaques

Facebook

Destaques

Find Us On Facebook

Random Posts

Advertise

Futebol

Nosso Instagram

Social Share

Random Posts

Destaques

Sponsor

Recent comments

Destaques
Destaques

Labels

Labels

Advertise

Destaques

Recent Comments

Destaques

Popular Posts

Recent Comments

Pages

Pages

Popular Posts

Most Popular

Curta nossa Fan page

Destaques