Flu segura empate com o Grêmio e vai à semifinal da Copa do Brasil



O Fluminense fez uma ótima etapa inicial, saiu na frente, recuou demais, tomou um gol, sofreu um bocado, no campo e na pressão dos 45 mil presentes, mas conseguiu segurar o 1 a 1, na noite desta quarta-feira, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, suficiente para garantir vaga nas semifinais da Copa do Brasil, nas quais enfrentará o Palmeiras. E embora a posse da bola fosse quase sempre do Grêmio, o resultado foi merecido, pelo conjunto da obra.

O Fluminense se apresentou bem armado sob o aspecto tático, adotando a cautela como prioridade, impedindo o adversário de ameaçá-lo, sem deixar de lado, no entanto, a preocupação de atacar. Mas é fato que o time gaúcho também se defendia bem, o que forçava o 0 a 0, pois nenhuma das equipes conseguia criar oportunidades. O Grêmio, porém, até por jogar em casa, com a torcida pressionando, parecia sobretudo afobado, e num vacilo geral da zaga, permitiu que Fred abrisse o placar aos 39 minutos, após cruzamento de Marcos Junior. O Fluminense manteve a postura, e o rival, em desvantagem, e mesmo desordenado, tentou encurralar de vez os cariocas. Mas só esteve próximo do empate numa cabeçada de Erazo, que Diego Cavalieri pegou.

O Grêmio voltou com o atacante Bobô no lugar do volante Wallace, que havia recebido cartão amarelo com 35 segundos, mudança ousada e necessária. E o adversário manteve a estratégia. O problema é que o time carioca, aos poucos, foi recuando demais, e embora a equipe local jogasse mal, tinha efetivamente a posse da bola, e ganhou mais opções com as entradas de Fernandinho e Maxi Rodriguez. Assim, acabou igualando aos 29, num chute de Bobô, apanhando sobra da zaga. A pressão gaúcha continuou. Aos 37, Diego Cavalieri praticou defesa espetacular em cabeçada de Fernandinho. A angústia permaneceu para os dois tricolores. Mas quem riu foi o carioca.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 1 FLUMINENSE

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30/09/2015, 22h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Márcio Eustáquio Santiago
Renda/Público:
Cartões amarelos: Walace, Galhardo e Giuliano (GRE). Marcos Junior, Gustavo Scarpa, Cícero, Diego Cavalieri e Osvaldo (FLU).
Cartão vermelho:
Gols: Fred 0-1 (39'/1ºT), Bobô 1-1 (29'/2ºT).

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace (Bobô - Intervalo), Edinho, Giuliano e Douglas (Fernandinho, 14'/2ºT); Pedro Rocha (Maxi Rodríguez, 23'/2ºT) e Luan. Técnico: Roger Machado.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Jean (Higor Leite, 30'/2ºT), Gum, Marlon e Léo Pelé; Pierre, Cícero, Gerson (Douglas, 36'/2ºT) e Gustavo Scarpa; Marcos Junior (Osvaldo, 16'/2ºT) e Fred. Técnico: Eduardo Baptista.
Fonte: L!
Foto: Bruno Haddad/Fluminense F.C
Texto: Roberto Assaf