Fluminense pode ter desmanche e perder "medalhões" em 2016

Com a situação praticamente sob controle no Campeonato Brasileiro, com riscos desprezíveis de rebaixamento, o Fluminense já trabalha na formação do elenco para a próxima temporada. A ideia da diretoria é reduzir custos com a folha salarial, mas sem que isso possa influenciar na montagem de uma equipe competitiva para apagar as frustrações de 2015, quando nenhum título foi conquistado. Na matemática tricolor, a economia vai vir da saída de alguns medalhões, com salários considerados altos para a realidade do futebol brasileiro, e que serão substituídos por atletas com potencial de crescimento, mas garimpados com cautela pela comissão técnica.

Jean e Cícero devem deixar o Fluminense em 2016
O volante Jean, que interessa a Palmeiras e Cruzeiro e tem proposta do futebol dos Emirados Árabes, vai ser o primeiro a sair. O jogador já revelou a amigos que entende que o vitorioso ciclo com a camisa tricolor chegou ao fim. Outro com sondagens de fora e até mesmo de alguns clubes brasileiros que não vai permanecer é o apoiador Cícero.

Os zagueiros Antônio Carlos e Henrique, que estão sendo pouco aproveitados por Eduardo Baptista, também não ficarão. Os dois perderam espaço com a chegada do treinador. O primeiro não se readaptou ao clube e foi criticado por algumas atuações. O segundo, desde que foi contratado, vem lutando contra uma série de lesões. No caso de ambos, ainda não chegaram propostas concretas.

Henrique tem contrato até julho, e o Fluminense deverá propor uma rescisão amigável em dezembro. Já Antônio Carlos, com vínculo até dezembro do próximo ano, é tratado como uma boa moeda de troca. Além dos medalhões a diretoria começa a estudar a situação de alguns jogadores que não agradaram e que não fazem parte dos planos para a próxima temporada. O zagueiro Victor Oliveira, por exemplo, não está na lista dos que permanecerão.

Paralelamente a isso, a diretoria vem trabalhando na renovação de contrato de alguns jogadores que seguem nos planos, e os próximos dias serão ricos em anúncios de acertos. O goleiro Júlio Cesar e o lateral direito Wellington Silva, que vem sendo improvisado do lado esquerdo, já estão com negociações muito avançadas e deverão assinar até a próxima semana. O clube se movimenta em relação a outros nomes, como o meia Vinícius, por exemplo.

Dentro de campo, o elenco ganhou folga nesta segunda-feira e se reapresenta na tarde desta terça, quando começa a preparação para a partida contra o Grêmio na Arena, em Porto Alegre (RS), no dia 19 de novembro, às 19h30 (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A paralisação na competição se deve pelos compromissos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Atualmente, o Fluminense, que no sábado perdeu de 3 a 2 para a Chapecoense, aparece na 13ª colocação da Série A, com 43 pontos conquistados.

Foto: Buda Mendes / Getty Images
Fonte: Terra
Texto: Gazeta Press